Política
05/02/2026
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que se reuniu com o controlador do Banco Master, Daniel Vorcaro, em 2024, e negou qualquer perseguição política ao banco.
Em entrevista ao portal Uol, disse que o caso seguiria investigação técnica do Banco Central do Brasil.
“Ele me contou da perseguição que estava sofrendo, que tinha gente interessada em derrubá-lo. O que eu disse a ele: não há posição política pró ou contra o Banco Master. O que haverá será uma investigação técnica feita pelo Banco Central. Foi essa a conversa”.
Segundo a coluna de Andreza Matais, no Metrópoles, o encontro ocorreu em dezembro de 2024, no Palácio do Planalto, com a presença do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que Lula reforçou a autonomia do órgão regulador.
“Galípolo tomou posse, identificou um problema grave, abriu procedimentos internos, constatou a fraude bilionária e tomou todas as medidas necessárias, internas e externas, para uma decisão robusta e sustentável perante qualquer tribunal”.
Haddad disse que, à época, havia apenas rumores, e que os procedimentos avançaram no início de 2025, com envolvimento do Ministério Público.
Questionado, afirmou não ter sido informado sobre a reunião. “Eu nem sabia que ele ia receber. Não conheço essa pessoa. Até outro dia, não sabia se ele estaria nesse ambiente ou não”, declarou.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras.
ver mais
Receba notícias exclusivas