Lula admite encontro com Vorcaro e diz que prometeu investigação técnica

Example news
Reprodução/Redes Sociais
O presidente Lula e o administrador do Banco Master, Daniel Vorcaro.

Política

05/02/2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que se reuniu com o controlador do Banco Master, Daniel Vorcaro, em 2024, e negou qualquer perseguição política ao banco.

Em entrevista ao portal Uol, disse que o caso seguiria investigação técnica do Banco Central do Brasil.

“Ele me contou da perseguição que estava sofrendo, que tinha gente interessada em derrubá-lo. O que eu disse a ele: não há posição política pró ou contra o Banco Master. O que haverá será uma investigação técnica feita pelo Banco Central. Foi essa a conversa”.

Segundo a coluna de Andreza Matais, no Metrópoles, o encontro ocorreu em dezembro de 2024, no Palácio do Planalto, com a presença do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que Lula reforçou a autonomia do órgão regulador.

“Galípolo tomou posse, identificou um problema grave, abriu procedimentos internos, constatou a fraude bilionária e tomou todas as medidas necessárias, internas e externas, para uma decisão robusta e sustentável perante qualquer tribunal”.

Haddad disse que, à época, havia apenas rumores, e que os procedimentos avançaram no início de 2025, com envolvimento do Ministério Público.

Questionado, afirmou não ter sido informado sobre a reunião. “Eu nem sabia que ele ia receber. Não conheço essa pessoa. Até outro dia, não sabia se ele estaria nesse ambiente ou não”, declarou.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas