Política
08/08/2025
O deputado estadual Kleber Rodrigues (PSDB) defendeu na Assembleia Legislativa, o fortalecimento das relações comerciais entre o Rio Grande do Norte e a China.
A medida é uma alternativa à nova taxação dos Estados Unidos, que pode afetar até 98% das exportações potiguares, incluindo fruticultura e indústria salineira.
“Estamos diante de uma oportunidade estratégica para ampliar o papel do RN como porta de entrada para o investimento internacional no Nordeste, com foco em energias limpas, inovação e sustentabilidade”, afirmou.
Desde 2021, a China é o principal parceiro comercial do estado.
Apenas em 2024, as importações potiguares vindas do país asiático somaram R$ 260,8 milhões, três vezes mais que as dos EUA.
Para reforçar essa ponte, Kleber preside a Frente Parlamentar da Cooperação Econômica e Diplomática entre o RN e a República Popular da China, criada em julho, que conta com os deputados Neilton Diógenes (PP), Hermano Morais (PV), Dr. Kerginaldo (PL) e Ivanilson Oliveira (União).
Entre os primeiros resultados da iniciativa, está a chegada do Instituto Confúcio à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que oferecerá cursos de mandarim e programas de intercâmbio cultural.
Para Kleber, o colegiado é “uma iniciativa pioneira no país” e mostra o compromisso da Casa Legislativa com a expansão de mercados e a competitividade dos produtos potiguares.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas