Justiça manda Natal criar cargo de apoio a aluno com deficiência

Example news
Alex Régis
Sala de aula vazia.

Justiça

06/02/2026

A Justiça do Rio Grande do Norte determinou que a Prefeitura de Natal apresente, em 15 dias, um projeto de lei criando o cargo de profissional de apoio escolar ao aluno com deficiência.

A decisão exige quantitativo suficiente para toda a rede e detalhamento de atribuições e requisitos, viabilizando concurso público.

A ordem foi proferida pela 2ª Vara da Infância e Juventude após ação da Defensoria Pública do Estado (DPE), que aponta falta histórica desses profissionais.

Segundo a 10ª Defensoria Cível de Natal, o Município descumpre a obrigação “há bastante tempo”, o que compromete a educação inclusiva e afasta estudantes da escola.

A sentença prevê intimação do prefeito, do secretário municipal de Educação e do Procurador-Geral do Município, com risco de novas medidas caso o prazo não seja cumprido.

A Secretaria Municipal de Educação informou que ainda não foi oficialmente notificada; a Defensoria acompanhará a tramitação na Câmara e a realização do concurso.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas