Justiça
03/09/2025
A 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal fixou novos prazos e aplicou multas pesadas em caso de descumprimento na execução da Estação Elevatória 6, parte do sistema de esgotamento sanitário da capital.
A decisão do juiz Geraldo Antônio da Mota foi tomada em audiência no processo movido pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte, que pede garantias de proteção à Zona de Proteção Ambiental (ZPA) do campo dunar nos bairros Pitimbu, Candelária e Cidade Nova.
Segundo a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), 65% da obra já foi concluída, mas restam etapas de maior peso financeiro, como a construção da Elevatória, a travessia da BR-101 e a instalação da nova tubulação de ferro fundido.
A mudança de material exigiu um aditivo contratual que deve ser apresentado em até 15 dias. Se não houver cumprimento, a construtora pagará multa de R$ 500 mil.
Após a entrega do aditivo, a construtora terá seis meses para concluir a parte física e a Caern, dez meses para finalizar o empreendimento. Em caso de descumprimento, a multa será de R$ 1 milhão.
Uma audiência final foi marcada para 10 de março de 2026, quando a expectativa é que o sistema esteja funcionando e ajude a proteger a reserva de água potável da região do San Vale.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas