Política
20/08/2025
A Justiça Eleitoral cassou os mandatos da prefeita de Maxaranguape, Maria Erenir Freitas de Lima, a professora Nira, e do vice-prefeito, Evanio Pedro do Nascimento.
A decisão, assinada pelo juiz Diego Costa Pinto Dantas, da 64ª Zona Eleitoral de Extremoz, aponta abuso de poder político e econômico durante as eleições de 2024.
O processo foi movido pela Coligação O Povo Livre de Maxaranguape e ainda cabe recurso no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE).
Segundo a sentença, a dupla distribuiu tijolos, cimento e outros materiais de construção a eleitores em troca de apoio político.
Mensagens de WhatsApp periciadas pela Polícia Federal revelam conversas sobre entregas e até pedidos da prefeita para apagar registros.
Testemunhas confirmaram ter recebido ou sido sondadas para negociar votos em troca dos materiais.
Além da cassação dos mandatos, a Justiça declarou a prefeita inelegível por oito anos, anulou votos recebidos pelos investigados e determinou novas eleições no município.
Em nota pública, Nira afirmou que recebeu a decisão “com serenidade” e garantiu que seguirá com recursos. “A professora Nira vai continuar, ao lado do vice-prefeito Evânio, trabalhando com zelo e responsabilidade pelo povo de Maxaranguape”, disse.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas