Política
01/09/2025
O julgamento da ação penal da trama golpista será um daqueles momentos marcantes da história do país.
Pela primeira vez, serão julgados figurões do alto escalão da política nacional e das forças armadas, acusados de tentativa de golpe de Estado.
Não é pouca coisa.
Entre os réus estão um ex-presidente da República, três generais da reserva do Exército brasileiro e um almirante, ex-comandante da Marinha.
Essa turma compõe o núcleo principal da trama do golpe.
Vamos acompanhar dias intensos e tensos até 12 de setembro, quando está previsto o encerramento do julgamento com a condenação ou não do ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados.
O julgamento de Bolsonaro é ansiosamente aguardado pela classe política brasileira, em especial, políticos da centro-direita e da extrema-direita.
Não só eles.
A turma da esquerda também está de olho no veredicto dos magistrados do Supremo Tribunal Federal.
Por quê?
Porque a condenação ou não de Jair Bolsonaro será crucial para definir o jogo político nas eleições 2026.
Quem vai enfrentar quem na corrida presidencial? Quem vai enfrentar quem nos Estados?
Hoje, Bolsonaro trava qualquer discussão de nomes à direita, porque ele ainda se coloca como candidato à Presidência da República.
O destino do ex-presidente vai interferir em candidaturas da sucessão presidencial e ter reflexos nas alianças nos estados da federação.
No caso do Rio Grande do Norte, por exemplo, cabe perguntar: Rogério Marinho (PL), pré-candidato ao governo, vai se manter no jogo local ou será ator na eleição nacional?
Boa pergunta. Outra questão:
A depender do adversário de Lula na briga pelo Palácio do Planalto, o PT de Fátima Bezerra manterá aliança com partidos do porte do MDB? Com que ficará o MDB?
O que fará a federação União Progressista, que tem Alysson Bezerra (União Brasil), como potencial candidato ao governo, diante da disposição do PL, do Republicanos e agora do PSDB de Styvenson Valentim para apresentar nomes à sucessão de Fátima?
Portanto, vários cenários se abrem na eleição estadual a partir deste fato histórico: o julgamento de Jair Bolsonaro.
Essa influência vai ocorrer em todo o Brasil. Tá todo mundo de olho em Brasília.
Há quem diga que as eleições do próximo ano correm risco de não acontecer.
Mas isso é assunto para outra conversa.
Por ora, vamos testemunhar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Confira o vídeo da Análise da Notícia:
DD.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas