Esporte
20/07/2025
O ex-presidente da CBF José Maria Marin, morreu aos 93 anos. O advogado e ex-futebolista passou mal na noite do sábado e foi levado ao hospital em São Paulo, mas não resistiu.
Marin foi também governador de São Paulo entre maio de 1982 e março de 1983, sendo o penúltimo do regime militar.
Com a saída de Ricardo Teixeira, que alegou motivos de saúde, José Maria Marin assumiu o cargo de presidente da CBF em 12 de março de 2012.
Ele esteve à frente da Confederação Brasileira de Futebol entre 2012 e 2014.
Em maio de 2015, ele foi detido na Suíça, junto com outros dirigentes da Federação Internacional de Futebol (Fifa), sob a acusação de participar de um esquema de corrupção na entidade máxima do futebol mundial.
Depois de passar cinco meses na prisão, Marin foi extraditado para os Estados Unidos, pagou fiança de US$ 15 milhões e passou a viver em prisão domiciliar em seu apartamento em Nova Iorque. No fim de 2017, a justiça norte-americana condenou o ex-dirigente a quatro anos de prisão por lavagem de dinheiro, fraude bancária e participação de organização criminosa.
Em 2019, o Comitê de Ética da Fifa o considerou culpado por recebimento de propina e o baniu do futebol pelo resto da vida.
Em 2020, ele retornou ao Brasil após cumprir a pena definida pela Justiça dos Estados Unidos.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas