Economia
02/01/2026
O sistema tributário começa a virar a chave já no primeiro mês do ano com o início do teste do IVA (Imposto sobre Valor Agregado) dual.
A fase marca a transição que substituirá PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS por IBS (Imposto sobre Bens e Serviços, estadual e municipal), CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços, federal) e Imposto Seletivo, com alíquota simbólica total de 1%, abatida dos tributos atuais.
Desde o primeiro dia do ano, empresas têm de destacar IBS e CBS nas notas fiscais eletrônicas, exigindo ajustes em sistemas e cadastros, embora sem recolhimento efetivo.
“Considerando que o ano de 2026 será o ano de teste, o contribuinte que emitir documentos fiscais observando as normas vigentes estará dispensado de recolhimento do IBS e da CBS”, afirma a advogada Fernanda Pazello, do TozziniFreire Advogados.
Apesar de flexibilizações iniciais e da ausência de penalidades por ora, especialistas recomendam cumprir as regras desde o início para evitar travas operacionais e futuras autuações.
A cobrança efetiva começa em 2027, mas 2026 já impõe revisão de contratos, atualização de softwares e atenção redobrada à classificação fiscal, sob risco de notas rejeitadas e faturamento interrompido.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas