Política
26/09/2025
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), confirmou na quinta-feira (25) que a proposta que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda será votada no próximo dia 1º de outubro. A declaração foi dada após especulações de que o avanço da pauta dependeria da aprovação do projeto de anistia aos condenados por atos golpistas.
As dúvidas surgiram depois que o relator da proposta de anistia, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), sugeriu que a votação do IR poderia não ocorrer caso a anistia não fosse aprovada antes. Em resposta, Motta disse que a matéria do tributo está “madura” para ir ao plenário e que não há qualquer vinculação entre os dois projetos.
“Essa foi uma associação feita de maneira incorreta”, afirmou o presidente da Câmara ao ser questionado pelo deputado Chico Alencar (PSOL-RJ).
Paulinho da Força segue articulando apoio à anistia. Nesta semana, se reuniu com bancadas partidárias e deve apresentar seu texto entre segunda e terça-feira. A proposta enfrenta resistência de partidos como PT e PL, mas o relator aposta no Centrão para aprovar mudanças no Código Penal que reduzam as penas de condenados.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas