IPVA de elétricos sobe no RN em 2026

Example news
Alex Régis/Tribuna do Norte
Representantes do setor e proprietários de veículos elétricos criticam a medida implementada pelo governo para elevar o IPVA.

Economia

09/01/2026

Veículos 100% elétricos passaram a pagar IPVA de 1% no Rio Grande do Norte em 2026, após isenção e alíquota de 0,5% em 2025.

A cobrança segue a Lei nº 12.206, sancionada pela governadora Fátima Bezerra (PT), e prevê novo aumento para 1,5% em 2027; híbridos seguem com 3%, mesma taxa dos veículos a combustão, conforme a Secretaria da Fazenda do RN (Sefaz).

De acordo com a Tribuna do Norte, o mercado segue em expansão no estado, com 3.485 elétricos vendidos em 2025, alta de 49,3% em um ano, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). 

O diretor do Grupo Carmais, Leonardo Dall’Olio, avaliou à Tribuna do Norte que a cobrança é um retrocesso. “Em outras unidades federativas a gente observa um movimento inverso, de isenção do IPVA para carros elétricos”.

Já a ABVE afirma que as vendas não devem cair no curto prazo e defende incentivos na transição energética: “Nós entendemos a desoneração como um fator importante enquanto política pública para estimular e acelerar a transição do carro de combustão para o elétrico”.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas