Educação
19/11/2025
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira informou que o Exame Nacional do Ensino Médio de 2025 terá três questões anuladas.
Segundo o órgão, a equipe técnica identificou semelhanças entre itens que circularam na internet e os que estavam na prova aplicada nos dias 9 e 16 de novembro a mais de 4 milhões de candidatos, levando à decisão de anulação.
“Ao identificar relatos de antecipação de questões similares [...] decidiu [...] pela anulação de três itens aplicados na prova”, diz a nota.
O vídeo de uma transmissão ao vivo divulgado dias antes do segundo dia de prova repercutiu nas redes sociais e motivou a análise do instituto.
O Inep afirma que encontrou similaridades pontuais, mas reforça que nenhuma questão foi apresentada exatamente como na versão oficial do exame.
O instituto acionou a Polícia Federal, responsável por investigar fraudes em serviços federais, para apurar a autoria da divulgação e possíveis violações de sigilo.
O Inep também destacou que o exame segue válido, sustentado pela Teoria da Resposta ao Item e por protocolos rígidos de segurança, e reafirmou a “isonomia, lisura e validade” do Enem 2025.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas