Política
30/09/2025
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, não conseguiu visto para entrar nos Estados Unidos, mas participou por videoconferência do 62º Conselho Diretor da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), em Washington, ontem (29).
“Não precisamos de restrição a autoridades, nem bloqueios a países. O que precisamos é restringir as doenças, como o sarampo que se espalha a partir da América do Norte”, declarou.
Padilha disse que a decisão norte-americana não impedirá a circulação das ideias brasileiras. “Podem impor tarifas abusivas, mas não vão impedir nossa vocação para a cooperação entre os povos das Américas.”
Ele também atacou o “negacionismo de líderes” durante a pandemia de covid-19 e pediu mais recursos para pesquisa em vacinas.
O ministro destacou a retomada da cobertura vacinal no Brasil, após seis anos de queda, e citou a redução de 75% nas mortes por dengue e a diminuição da transmissão vertical do HIV.
Padilha ainda defendeu os programas Mais Médicos e Agora Tem Especialistas e convocou pesquisadores internacionais: “As portas do Brasil estão abertas à ciência e à inovação”.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas