Educação
22/08/2025
O Governo do Rio Grande do Norte anulou a licitação de R$ 50 milhões para aluguel de 21 mil Chromebooks e reabriu o processo após determinação do Tribunal de Contas da União (TCU).
A corte havia identificado indícios de sobrepreço de R$ 4,6 milhões e falhas na habilitação, que teriam excluído indevidamente a empresa com menor proposta.
Segundo a Secretaria de Educação e Cultura do RN (SEEC), a disputa voltou à fase de habilitação em 28 de julho de 2025, com ampla divulgação no Diário Oficial.
A pasta afirmou que o objetivo é garantir lisura e transparência, e negou influência de “denúncias parlamentares”, em referência a críticas do senador Styvenson Valentim (PSDB).
A secretaria defendeu o modelo de locação e rebateu comparações com a compra dos equipamentos.
“O contrato garante, por 36 meses, suporte técnico presencial, manutenção, seguro, rastreamento, substituição imediata de aparelhos e licença Chrome Education Upgrade (CEU) para todos os 21.000 Chromebooks, serviços não incluídos em uma simples aquisição. A opção pela locação segue a Lei nº 14.172/2021, que vincula os recursos federais a despesas de custeio”, concluiu.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas