Estado e União montam força-tarefa contra falta d’água em município do RN

Example news
Wikimedia
Entrada do município de São João do Sabugi, no Seridó portiguar.

Cidades

07/01/2026

Uma articulação entre Governo do Estado, Prefeitura e governo federal foi montada para enfrentar a crise hídrica em São João do Sabugi.

A ação envolve Defesa Civil Estadual, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn) e Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), após a água do açude Santo Antônio perder a potabilidade.

A estratégia prevê o abastecimento da população com água captada na Estação de Tratamento de Água (ETA) da Caern em Jardim de Piranhas, proveniente da transposição do Rio São Francisco.

Para a zona urbana, o governo federal liberou R$ 383.731,20 para a contratação de até oito carros-pipa, com fornecimento diário de 20 litros por pessoa nos chafarizes públicos por, ao menos, três meses.

Como reforço, a Semarh perfurou 12 poços tubulares e a Caern realiza testes de vazão e qualidade da água.

O Estado também entregou 12 caixas d’água, enquanto a zona rural segue atendida pela Operação Carro-Pipa do Exército Brasileiro, além da distribuição de 74 cestas de alimentos a famílias em vulnerabilidade.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas