Educação
05/02/2026
Candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 relataram queda inesperada nas notas da redação, mesmo com histórico elevado no exame.
As informações são exclusivas do g1, que teve acesso a documentos e depoimentos de corretores indicando ajustes internos na correção, apesar de o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) negar alterações.
Entre os pontos citados estão regras mais abertas na competência 4, sobre uso de elementos coesivos, punição maior na competência 5 quando falta o item “ação” na proposta de intervenção e ampliação do peso do repertório sociocultural, que passou a impactar duas competências.
O Inep afirma que manteve os mesmos critérios, corretores e instituição aplicadora, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), e reforça a dupla correção.
Especialistas ouvidos pelo g1 apontam que mudanças não comunicadas geram insegurança, sobretudo com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) passando a considerar notas de três edições do Enem na disputa por vagas em 2026.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras.
ver mais
Receba notícias exclusivas