Política
05/02/2026
O deputado estadual Gustavo Carvalho (PL) propôs a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a retenção de valores de empréstimos consignados de servidores do Rio Grande do Norte.
Segundo ele, o Estado desconta as parcelas em folha, mas não repassa às instituições financeiras.
Carvalho afirmou que tenta obter dados desde novembro de 2023 e cita “barreiras institucionais e sigilo injustificado”.
“Estamos diante de uma situação gravíssima. Isso é improbidade administrativa e caso de prisão”, disse, ao relatar que servidores ficam inadimplentes mesmo com descontos realizados.
O parlamentar informou que levou o caso ao Procurador-Geral de Justiça, Glaucio Garcia, e ao Banco Central, além de citar ofício do Banco do Brasil confirmando atrasos sem detalhar valores.
“Ninguém quer assumir o Estado sem saber o tamanho real do buraco. O silêncio do governo é a prova de sua irresponsabilidade”, declarou.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras.
ver mais
Receba notícias exclusivas