Denúncias de abuso contra crianças crescem 114% após denúncias de Felca

Example news
Agência Brasil
Vídeo de Felca denunciando abuso de crianças por parte de criadores de conteúdo já ultrapassou as 38 milhões de visualizações.

Segurança Pública

18/08/2025

As denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes na internet cresceram 114% após o influenciador Felipe Bressanim Pereira, o Felca, revelar como criadores de conteúdo lucram com esse crime.

Desde a publicação do vídeo, em 6 de agosto, até a última terça-feira (12), a ONG SaferNet recebeu 1.651 denúncias únicas. No mesmo período do ano passado, haviam sido registradas 770.

O presidente da SaferNet, Thiago Tavares, afirma que o aumento é reflexo direto da repercussão do vídeo, que já ultrapassa 38 milhões de visualizações.

“Há anos, o tema do abuso sexual infantil online não gerava um debate tão grande na sociedade brasileira e a repercussão do vídeo, obviamente, estimulou as pessoas a denunciar”, avaliou.

No vídeo, Felca mostrou como grupos no Telegram comercializam imagens de abusos usando códigos, siglas e emojis para despistar autoridades, citando a sigla “cp” (child porn).

A SaferNet alerta que a expressão “pornografia infantil” minimiza a gravidade do crime, que envolve estupro, abuso e exploração de crianças e adolescentes.

A ONG completará 20 anos em dezembro e mantém, em parceria com o Ministério Público Federal, o Canal Nacional de Denúncias de Crimes e Violações de Direitos Humanos na internet.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas