Defeso do caranguejo-uçá entra em vigor no RN em 2026

Example news
ICMBio
Descumprimento do período de defeso é crime ambiental e pode gerar multas de até R$ 100 mil.

Cidades

13/01/2026

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) reforçou que já está em vigor o período de defeso do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) no estado.

A medida segue a Portaria Interministerial do Ministério da Pesca e Aquicultura e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MPA/MMA) nº 45, publicada hojea (13), que proíbe captura, transporte e comercialização do crustáceo em datas específicas de 2026.

O defeso ocorre durante a andada reprodutiva, quando machos e fêmeas saem das tocas para acasalar, e também vale para outros estados do Norte e Nordeste.

No RN, as restrições acontecem entre janeiro e abril, podendo ser prorrogadas, e incluem até a venda de partes como garras ou carne desfiada.

O descumprimento é crime ambiental, com multas que podem chegar a R$ 100 mil, e pode ser denunciado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ou ao Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb).

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas