Cidades
28/11/2025
A Defesa Civil de Natal determinou a retirada completa do Baobá do Poeta, na Avenida São José, após laudos apontarem risco para moradores e transeuntes.
O Corpo de Bombeiros iniciou a remoção nesta quinta-feiraontem (27), depois de um novo episódio no dia 15 de novembro, quando a queda de galhos levou à interdição de cinco imóveis no entorno.
Desde maio, agrônomos, botânicos e engenheiros florestais identificavam fungos, tecidos apodrecidos e forte comprometimento do tronco, mesmo com monitoramento e intervenções contínuas.
A Empresa Vila, responsável pelo espaço há cerca de um mês, lamentou a decisão e afirmou que seguirá as orientações oficiais. “Lamentamos a sua retirada, entretanto, reafirmamos que não é uma decisão tomada de forma leviana”, disse o diretor Nilo Vila.
Com quase quatro séculos, 19 metros de altura e seis metros de diâmetro, o Baobá do Poeta era símbolo de Natal e guardava histórias diversas.
Em 1991, foi salvo de virar área para um prédio por Diógenes da Cunha Lima.
Há também o relato de que Antoine de Saint-Exupéry teria visitado o local em 1939, inspiração que reforçou a fama da árvore, celebrada até por François d’Agay, sobrinho do autor de O Pequeno Príncipe.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas