Segurança Pública
19/08/2025
A Defensoria Pública do Rio Grande do Norte (DPERN) entrou com uma petição na 6ª Vara da Fazenda Pública de Natal acusando o Estado de descumprir decisão judicial que exigia melhorias no sistema prisional.
O documento, assinado pelo defensor Rodrigo Gomes da Costa Lira, cita falhas no fornecimento de água potável, alimentação, itens de higiene e vestuário.
Laudos da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) e do Programa Vigiágua apontaram contaminação da água por bactérias e nitrato em várias unidades.
Já a alimentação apresenta problemas como falta de proteínas, excesso de gordura e embalagens inadequadas.
Relatórios do Ministério Público também identificaram ratos, ausência de colchões e falhas na assistência à saúde na Penitenciária Mário Negócio, em Mossoró, e em outros presídios.
Na petição, a Defensoria pediu multa pessoal ao secretário de Administração Penitenciária, afastamento em caso de novo descumprimento, inspeção judicial com o Ministério Público e até bloqueio de verbas públicas.
O órgão afirmou que segue fiscalizando o cumprimento da lei e a garantia dos direitos fundamentais dos presos. Já a Secretaria de Administração Penitenciária informou ao g1 que ainda não foi notificada.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas