Economia
18/11/2025
A Neoenergia Cosern, concessionária de energia elétrica do Rio Grande do Norte, suspendeu temporariamente a emissão de faturamento para clientes de Micro e Mini Geração Distribuída (MMGD II e III).
A medida ocorre desde a semana passada, após consumidores que utilizam energia solar relatarem contas até três vezes mais altas e o Procon Estadual registrar mais de 100 denúncias.
Segundo a empresa, o aumento estava ligado à inclusão das tarifas de distribuição e do ICMS, conforme uma lei federal de 2022 sobre a Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD) e uma lei estadual de 1996 que regula o imposto para quem produz a própria energia.
A Cosern informou que a suspensão valerá enquanto “dialoga com o Governo do Estado a respeito do tema”, decisão comunicada aos Procons em reunião ontem (17).
Empresas do setor afirmam que o Rio Grande do Norte possui mais de 100 mil instalações solares e cerca de 4 mil trabalhadores atuando na área.
Representantes montaram uma comissão para pressionar governo e concessionária a revisarem as condições legais que elevaram as cobranças.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas