Mundo
06/10/2025
O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou nesta segunda-feira (6) que o governo brasileiro está "otimista" com a possibilidade de os Estados Unidos retirarem a sobretaxa de 40% sobre produtos que importam do Brasil.
Alckmin deu a declaração após acompanhar nesta segunda a ligação entre os presidentes dos EUA, Donald Trump, e o do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A retirada da sobretaxa de 40% foi um pedido feito pelo petista ao norte-americano.
Outra taxa de 10% foi instituída em abril, mas também foi aplicada a outros países. Alckmim disse que, na conversa, o governo brasileiro colocou que o Brasil está entre os países com os quais os EUA têm relação superavitária.
Conforme o governo brasileiro, na conversa Trump afirmou que designaria o secretário de Estado, Marco Rubio, para conduzir as negociações com os ministros Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria e Comércio), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Fernando Haddad (Fazenda).
Na conversa, segundo Alckmin, Lula disse a Trump que a sanção dos EUA contra autoridades brasileiras "não é justa".
"Presidente Lula colocou que as sanções aos ministros, a questão dos vistos, não é justa. E que isso também deveria ser rediscutido. Mas, foi uma conversa boa, descontraída, proveitosa, longa, foram 30 minutos. Estamos muito otimistas que vamos avançar para o ganha-ganha", frisou.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas