Brasil
01/12/2025
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou uma nova resolução que elimina a obrigatoriedade de aulas em autoescolas para quem busca a Carteira Nacional de Habilitação, a CNH.
A norma deve ser publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias e passa a integrar o pacote de medidas do governo federal para baratear e simplificar o processo.
A resolução também diminui a carga horária mínima das aulas teóricas e práticas e retira o prazo de validade para concluir o processo da primeira habilitação.
Mesmo com as flexibilizações, o candidato seguirá obrigado a passar pelas provas teórica e prática antes de pegar o volante legalmente.
Segundo o governo, a intenção é ampliar o acesso à habilitação e aliviar custos dos futuros motoristas, sem alterar as etapas essenciais que garantem a avaliação da capacidade de dirigir.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas