Economia
29/12/2025
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que janeiro de 2026 terá bandeira tarifária verde, sem custo adicional na conta de luz.
A decisão leva em conta a manutenção das chuvas e dos níveis dos reservatórios, mesmo com início do período chuvoso abaixo da média.
Segundo a agência, “em janeiro de 2026 não será necessário despachar as usinas termelétricas na mesma quantidade do mês anterior, o que evita a cobrança de custos adicionais na conta de energia do consumidor”.
Em dezembro, a bandeira já havia recuado do vermelho patamar 1 para o amarelo, reduzindo o valor de R$ 4,46 para R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh).
O Ministério de Minas e Energia afirma que a bandeira verde indica segurança energética e menor uso de termelétricas, mais caras e poluentes.
Criado em 2015, o sistema de bandeiras da Aneel mostra os custos do Sistema Interligado Nacional (SIN) e só pesa no bolso quando as cores amarela ou vermelha entram em cena.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas