Economia
02/12/2025
A governadora Fátima Bezerra (PT) participou ontem (1º) da Assembleia dos Governadores do Consórcio Nordeste, em Teresina, onde foi confirmada a aprovação de 189 projetos estruturantes selecionados pela chamada da Nova Indústria Brasil.
As propostas somam R$ 113 bilhões em investimentos voltados à transformação da base industrial da região, com crédito articulado por uma coalizão de bancos liderada pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
O presidente do consórcio e governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), afirmou que o volume de recursos ajuda a corrigir desigualdades históricas e destacou o desempenho das empresas nordestinas.
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Geraldo Alckmin, destacou que 74% das propostas vêm de micro, pequenas e médias empresas.
A chamada priorizou áreas como transição energética, bioeconomia, hidrogênio verde, data centers e setor automotivo.
O levantamento aponta que 32% dos projetos foram inscritos por consórcios e 77% envolveram parcerias com instituições de ciência e tecnologia.
Fátima Bezerra comemorou o resultado, afirmando que o objetivo é apoiar iniciativas de inovação e desenvolvimento.
A cerimônia contou com governadores e ministros, e marcou ainda a eleição de Paulo Dantas (MDB), de Alagoas, para presidir o Consórcio Nordeste em 2026.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas