Mundo
05/01/2026
O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) reúne-se hoje (5) para discutir a operação militar dos Estados Unidos (EUA) na Venezuela, que resultou na captura e deposição de Nicolás Maduro.
O pedido partiu de Caracas, que classificou a ação como “agressao criminosa”, com apoio de países como Irã e Colômbia.
A reunião ocorre no mesmo dia em que Maduro e a mulher, Cilia Flores, presos em Nova York, devem comparecer a um tribunal federal em Manhattan.
Ele é acusado de narcoterrorismo e posse de armas, e a sessão no Distrito Sul está marcada para as 12h locais.
A ofensiva dividiu a comunidade internacional e levou o secretário-geral da ONU, António Guterres, a alertar para “implicações preocupantes” na região.
Donald Trump anunciou que os EUA vão governar o país até a transição e ameaçou nova ofensiva, enquanto Delcy Rodríguez, confirmada presidente interina, ouviu que “ela pagará mais caro do que Maduro” se “não fizer o que deve”.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas