Brasil estuda criar seu próprio GPS e entrar no jogo dos satélites

Example news
Bruno Peres/Agência Brasil
GPS é o sistema dos EUA, mas há outros, globais, como o Glonass [russo]; o Galileo [União Europeia] e o BeiDou [ou BDS], da China.

Tecnologia

23/07/2025

O Brasil quer saber se vale a pena criar seu próprio sistema de geolocalização por satélite.

Um grupo técnico, formado por representantes do governo, Força Aérea e entidades do setor espacial, foi criado para avaliar a proposta.

Eles têm até janeiro de 2026 para entregar um relatório ao ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Marcos Antonio Amaro dos Santos, com diagnósticos e sugestões.

De acordo com Rodrigo Leonardi, da Agência Espacial Brasileira (AEB), a ideia é entender se o Brasil realmente precisa de um sistema próprio ou se pode continuar usando os disponíveis, como o GPS dos Estados Unidos, o Galileo da União Europeia, o Glonass da Rússia e o BeiDou da China.

A discussão pegou carona num clima de desconfiança gerado nas redes sociais, que levantaram o temor de um possível corte no sinal do GPS para o Brasil em caso de tensão comercial com os EUA. Mas Leonardi diz que isso é puro ruído. 

*Com informações da Agência Brasil.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas