Mundo
08/08/2025
Brasil e Índia avançaram em uma agenda conjunta para liderar a descarbonização mundial, com foco em energia limpa, mineração e inovação.
No LIDE Brazil Índia Forum, em Mumbai, Jean Paul Prates, ex-presidente da Petrobras, defendeu uma nova onda de industrialização verde a partir da união de competências dos dois países.
Ele apresentou proposta para criar o “LIDE Energy”, grupo estratégico bilateral para coordenar ações em recursos naturais e tecnologia, reforçando que o Brasil já é referência global em etanol, energia eólica e produção no pré-sal.
O encontro também discutiu o uso da Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas de 2025 (COP30) como vitrine para soluções brasileiras.
Autoridades e empresários destacaram o avanço da Índia na mistura de etanol à gasolina e a meta de chegar a 30% até 2030, inspirada na experiência brasileira.
No setor de bioenergia, foi defendida a ampliação da cooperação tecnológica e de investimentos para acelerar a transição energética nos dois países.
Na mineração, os debates reforçaram a complementaridade estratégica.
O Brasil concentra 98% das reservas globais de nióbio e possui jazidas avançadas de lítio, enquanto a Índia dispõe de tecnologia para processamento e expansão industrial.
Projeções apontam que a produção indiana de equipamentos de mineração deve crescer de US$ 16 bilhões para US$ 50 bilhões até 2030, abrindo espaço para parcerias e integração regulatória entre os mercados.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas