Economia
29/08/2025
O governo brasileiro abriu ontem (28) um processo para avaliar se aplica a Lei da Reciprocidade contra os Estados Unidos, que desde o início do mês cobram tarifa de 50% sobre produtos do Brasil. A notificação oficial será enviada a Washington hoje (29).
O pedido foi encaminhado pelo Itamaraty, em conjunto com outros ministérios, à Câmara de Comércio Exterior (Camex), que terá até 30 dias para decidir se forma um grupo de trabalho para definir possíveis represálias.
Entre as opções estão tarifas contra bens e serviços americanos, medidas sobre propriedade intelectual ou até o descumprimento de compromissos em acordos já firmados. O decreto permite inclusive retaliações provisórias.
As tensões ganharam força após as tarifas impostas pelo governo de Donald Trump, justificadas por uma suposta "caça às bruxas" contra Jair Bolsonaro (PL), hoje inelegível e em prisão domiciliar.
Em resposta, o Brasil chamou de "improcedentes" as acusações feitas pelos EUA em uma investigação comercial que vai do Pix ao desmatamento, e afirmou atuar "em plena conformidade com as melhores práticas internacionais e com as obrigações do País na OMC [Organização Mundial do Comércio]".
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas