Barraca Madeiro Beach começa a ser demolida após decisão do Ministério Público Federal

Example news
Reprodução
Estrutura da Madeiro Beach Bar está sendo removida após decisão judicial e ação do MPF.

Justiça

02/12/2025

A prefeitura de Tibau do Sul informou ao MPF (Ministério Público Federal) que os donos da barraca Madeiro Beach Bar e Restaurante da Praia, perto de Pipa, já iniciaram a retirada da estrutura e vão apresentar um Prad, Plano de Recuperação da Área Degradada.

A medida cumpre sentença obtida pelo órgão em ação penal apresentada em 2022, que condenou os responsáveis por operar sem licença ambiental e descumprir obrigação de interesse ambiental.

O empreendimento funcionava há mais de 20 anos sem licenciamento em APP, Área de Preservação Permanente pertencente à União, usada como ponto de desova de tartarugas e ao lado de uma falésia.

Laudos do Idema (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte) indicam que a demolição, se feita de forma correta, não oferece risco à falésia, ao contrário da permanência da barraca, que poderia elevar riscos de vazamentos, resíduos e contaminação do lençol freático.

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) já havia embargado o local em 2003, 2009, 2011 e 2021.

O plano de recuperação deve readequar a área após cortes na base da falésia e mudanças na paisagem.

O tema preocupa autoridades desde desmoronamentos que atingiram Pipa nos últimos anos, incluindo o caso de 2020, que matou um casal e um bebê, além de novos deslizamentos em 2024 e 2025 que afetaram barracas na Praia do Madeiro e deixaram feridos.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas