Tecnologia
03/07/2025
A Arquidiocese de Natal publicou hoje (3) um alerta sobre a circulação de um vídeo falso, produzido por IA (inteligência artificial), que simula a fala do Arcebispo Metropolitano, Dom João Santos Cardoso, pedindo ajuda financeira para o tratamento de uma criança.
“Reforçamos que o vídeo em questão é falso e que não foi produzido e nem autorizado por Dom João. Quaisquer campanhas ou ações solidárias da Arquidiocese são veiculadas apenas em nossos canais oficiais (site e redes sociais)”, diz o comunicado da Arquidiocese.
De acordo com a Arquidiocese, o vídeo falso usa o caso real de uma menina, falecida há seis anos na Inglaterra.
Segundo a nota, a "Arquidiocese repudia o uso indevido da imagem de seu Arcebispo e alerta os fiéis e a sociedade em geral para que não compartilhem esse vídeo e não respondam a esse tipo de apelo enganoso. Este é um ato criminoso e perverso, pois engana e manipula a boa-fé das pessoas valendo-se do tema da dor e do sofrimento alheio."
“Quaisquer situações suspeitas desse tipo, podem ser enviadas para o e-mail do Setor de Comunicação da Arquidiocese, no seguinte endereço: pascom@arquidiocesedenatal.org.br”, conclui a Arquidiocese de Natal.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas