Aplicação da vacina da dengue do Butantan começará a partir do dia 17

Example news
Divulgação/Butantan
Vacina contra a dengue produzida pelo Instituo Butantan.

Saúde

08/01/2026

O Sistema Único de Saúde (SUS) inicia em janeiro a aplicação da vacina de dose única contra a dengue, produzida pelo Instituto Butantan, em três municípios: Maranguape (Ceará) e Nova Lima (Minas Gerais), a partir do dia 17, e Botucatu (São Paulo), no dia 18.

A estratégia prevê imunizar ao menos 50% da população local, com foco em pessoas de 15 a 59 anos.

“Para essa estratégia, será utilizada uma parte das primeiras 1,3 milhão de doses produzidas pelo Instituto Butantan”, informou o Ministério da Saúde.

O primeiro lote também atenderá profissionais da atenção primária das Unidades Básicas de Saúde (UBS), e a ampliação nacional ocorrerá de forma gradual conforme o aumento da produção.

Segundo o Instituto Butantan, estudos publicados na revista The Lancet Regional Health – Americas indicam que a vacina reduz a carga viral e mantém eficácia contra diferentes genótipos do vírus.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o imunizante, que apresentou 74,7% de eficácia geral e 91,6% contra casos graves em pessoas de 12 a 59 anos.

Diogenes dantas ao centro da imagem vestido de terno preto, ele sorri.

Diógenes Dantas

é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.

ver mais

VÍDEOS

Enviar email

Cadastre-se

Receba notícias exclusivas