Economia
13/10/2025
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) decidiu interditar parte das operações da Brava Energia (BRAV3) no Rio Grande do Norte. Segundo a própria petroleira júnior, o impacto estimado é de 3.500 barris de óleo equivalente por dia (boe/d) na média do mês de outubro.
Por meio da Superintendência de Segurança Operacional, a ANP determinou a interdição temporária de um conjunto de instalações em Potiguar.
As instalações interditadas já haviam sido paralisadas durante o processo de auditoria realizada pela ANP no RN, que terminou na última sexta-feira (10).
De acordo com o fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o objetivo da agência com a paralisação é a realização de adequações das operações.
Segundo a empresa, a interdição de parte das operações na Bacia de Potiguar deve ter um impacto considerável, porém limitado, para a Brava Energia (BRAV3).
A petroleira junior estima um impacto de 3.500 barris de óleo equivalente por dia (boe/d) na média do mês de outubro de 2025.
A cifra equivale a 3,8% da produção média total registrada no terceiro trimestre de 2025, segundo projeções da Brava.
A petrolífera afirma que está direcionando esforços para implementar as adequações solicitadas pela ANP e viabilizar a retomada gradual das operações nos ativos interditados.
A expectativa da Brava é concluir esses trabalhos ao longo do quarto trimestre de 2025.
No início de outubro, a Brava Energia reportou uma produção média diária de 91.833 barris de óleo equivalente em setembro, abaixo da produção de agosto, de 92.693 barris.
Com isso, a empresa encerrou o terceiro trimestre com uma média de 91,8 mil boe/d, alta de 7% em relação os três meses anteriores.
Fonte: Seu Dinheiro
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver mais
Receba notícias exclusivas