Economia
25/08/2025
O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio Exterior, Geraldo Alckmin (PSB), embarca amanhã (27) para o México em missão oficial que se estende até quarta (28).
A visita acontece em meio ao tarifaço imposto pelos Estados Unidos, que aumentou em 50% as alíquotas sobre produtos brasileiros.
Empresários também integram a comitiva, interessados em ampliar vendas para o mercado mexicano.
O México é um dos maiores compradores de carne brasileira e tem diversificado sua pauta de importações.
Assim como o Brasil, o país também sofre com barreiras tarifárias impostas pelos EUA e busca parceiros alternativos.
A agenda inclui encontro com a presidente Claudia Sheinbaum, com quem Lula já teve conversas anteriores, e negociações para expandir negócios em biocombustíveis, energia, saúde e agroindústria.
No último sábado (23), em São Paulo, Alckmin afirmou que trabalha “permanentemente” para derrubar as tarifas americanas.
“Se depender de nós, o tarifaço acaba amanhã. O trabalho é esse: diálogo e negociação”, disse.
O governo já conseguiu reduzir taxas sobre produtos de aço e alumínio e ampliou de R$ 30 bilhões para R$ 40 bilhões a linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para empresas exportadoras afetadas.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras. Apresenta e edita o Jornal da MIX, na 103.9 FM Natal.
ver maisReceba notícias exclusivas