Política
06/02/2026
Babá Pereira, presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte e vice-presidente estadual do Partido Liberal, deve desempenhar papel relevante no processo eleitoral deste ano.
Poderia tentar uma cadeira de deputado federal ou disputar uma das vagas ao Senado.
Certa vez, o senador Styvenson Valentim declarou publicamente apoio a Babá como companheiro de chapa. O ex-prefeito de São Tomé gostou da ideia e passou a viajar pelo Estado como pré-candidato ao Senado.
A força de Babá está no municipalismo. No seu retorno à Femurn, recebeu 109 votos contra 52 conquistados por Pedro Henrique, prefeito de Pedra Grande, apoiado pela governadora Fátima Bezerra.
Foi uma vitória maiúscula, que o colocou na linha de frente da direita potiguar e consolidou sua influência entre os prefeitos.
É dessa força que Álvaro Dias está precisando para lubrificar a máquina de votos que antes funcionava para eleger Rogério Marinho.
Para muitos prefeitos, uma coisa era Rogério na disputa pelo governo, com todo o apoio, prestígio e recursos financeiros do PL. Outra é Álvaro como candidato a governador por outra legenda — o Republicanos —, sem o poder de fogo do líder bolsonarista.
Por conta disso, muita gente se sentiu liberada para buscar novos arranjos políticos para a eleição de outubro. O sinal de alerta soou na pré-campanha de Álvaro Dias.
O risco de fuga de uma parcela de prefeitos, vereadores e lideranças municipais foi determinante para a escolha de Babá como pré-candidato a vice-governador.
Além de segurar a boiada que ameaça escapar, Babá buscará ampliar as intenções de voto no grupo da direita em todas as regiões do Estado — muito além do Seridó e da capital, onde Álvaro Dias é bastante conhecido.
Babá será o nome de Rogério Marinho e do PL na campanha. Não há dúvida disso.
é um jornalista e radialista do Rio Grande do Norte, com mais de 40 anos de carreira. Formado em Comunicação Social pela UFRN e em Direito pela UNP, atuou em vários veículos importantes locais e nacionais (Tribuna do Norte, Diário de Natal, TV Globo, TV Record Brasília, SBT, Band e rádios 96 FM, 98 FM e 91.9 FM). Foi diretor-geral da TV Assembleia Legislativa do RN. Foi coordenador de comunicação da Potigas, e assessor da presidência da Petrobras.
ver mais
Receba notícias exclusivas